Observatório do Machismo

Observatório do Machismo

*** Empresário, torne-se um PATROCINADOR do Observatório, por gentileza, escreva-nos e contamos como você e sua empresa podem contribuir com esta iniciativa transformadora ***

Observatório do Machismo tem por missão ser um ponto de observação, de produção de análises críticas de discursos e práticas machistas em nossa sociedade e, principalmente, ser um Centro Educativo para formação de pessoas numa perspectiva emancipatória.

Busca ser um catalizador de reflexões sobre as temáticas e um ponto de produção de conhecimentos e de ações contra o Machismo, a partir da afirmação de uma sociedade livre deste mal.

Entendemos que a luta contra o machismo se dá prioritariamente em dois fronts:

(1) na sociedade de maneira ampla e segmentada (em diferentes recantos sociais) e

(2) em nossa subjetividade, ou seja, o machismo habita dentro de nós mesmos.

É, portanto, preciso um duplo movimento de crítica - a crítica social é inexoravelmente ligada à autocrítica dos sujeitos.

Ações do Observatório do Machismo:

1. Grupo de Estudos

2. Atividades com leituras de livros sobre os temas

3. Formação de pessoas em geral 

4. Formação de Educadores 

 

§

 

A primeira ação do Observatório do Machismo é o Grupo de Estudos "Fazer Pensar" sobre o machismo, que tem como objetivo geral criar oportunidades para a conexão e formação de pessoas, para a reflexão conjunta e individual e para a produção e divulgação do conhecimento e ações contra o machismo em todas as suas manifestações. 

Objetivos específicos:

  1.  Proporcionar condições para um aprendizado autônomo (autodidata e coletivo) de seus participantes, buscando mudanças de pensamentos, sentimentos e atitudes, a fim de promover reinvenções nas formas de ser e viver dos participantes em relação às ideias e práticas machistas;
  2. Incentivar o diálogo e o potencial da heterogeneidade dos Grupos de Trabalho, a partir do intercâmbio dos diversos lugares de fala e pontos de vista de vivências pessoais, formação acadêmica e atuação profissional de seus participantes;
  3. Desenvolver atividades e estratégias educativas não formais propícias à formação de pessoas (em especial de educadores) e à produção e disseminação de conhecimentos e de novas ações em relação ao problema do machismo; promovendo intervenções educativas nas realidades dos participantes do grupo, visando às atuações éticas, cidadãs, responsáveis e solidárias frente a todas as manifestações do machismo em nossa sociedade.

 

Mais informações? - escreva-nos!


Observatório do Machismo

Quer mais informações sobre esse evento? Preencha o formulário abaixo: